quinta-feira, 26 de março de 2009

FOTÓGRAFOS DO PARQUE

Ana Rosalini de Castro foi "Mulher Destaque 2006", na Área Profissões, no evento em que a Câmara da Mulher homenageia as mulheres de São Lourenço e região.
Anita, como é carinhosamente conhecida, nasceu em 13 de dezembro de 1922, e foi a 1ª fotógrafa do Sul de Minas, carreira iniciada como aprendiz em 1937, com o fotógrafo francês João Douat e com ele trabalhou por 8 anos no Parque das Águas, onde também havia o laboratório de revelações.
Na foto, Anita no quiosque que existia perto da Fonte Ferruginosa, no Parque das Águas.
Aprendeu a fotografar e a revelar e ensinou a profissão a seu marido Nestor e a sua irmã Violeta, que a auxiliaram na profissão.
Na antiga foto, Adélia, sua irmã mais nova, seu pai, Anita, e a mãe. d. Margarida.
Uma flor no meio das flores... Anita, jovem e bonita, na romântica foto colorida à mão.

Anita e Nestor casaram em 17 de maio de 1945, e tiveram 10 (DEZ) filhos !!!
Sempre trabalhando com fotografia criaram a linda família, que na foto ainda não estava completa.

Nestor e sua moto. Durante muito tempo a moto foi o meio de transporte do casal, de casa para o Parque, todos os dias, num vai-e-vem de fotos e revelações.



Anita trabalhou como fotógrafa no Parque até 1982, quando aposentou-se.
Nos tempos idos, quando nem todos tinham máquina fotográfica, vir à São Lourenço e não ser fotografado pelos Fotógrafos do Parque, era como "ir à Roma e não ver o Papa". Fotos preto-e -branco, fotos coloridas à mão, fotos de monóculo... O tempo passava, a moda mudava, e o casal sempre atualizado, fazia a alegria dos veranistas e deixava sua marca na história de SãoLourenço.

Viveram juntos, trabalharam juntos, criaram 10 filhos e, ainda hoje, continuam juntos, com o mesmo amor e carinho, ao longo de 63 anos de casamento.

Para Anita e Nestor, meus queridos compadres e amigos, ofereço essa postagem, com muito carinho e admiração.

7 comentários:

  1. Na magia da arte da fotografia, perpetuaram momentos da mais pura alegria e felicidade dos turistas e moradores desta cidade maravilhosa, é difícil não ter um morador desta cidade que não tenha uma foto no Parque das Águas, tirada pelo Sr. Nestor, Anita ou Violeta.
    Celso Ferrer Motta

    ResponderExcluir
  2. Anita, Nestor e Violeta foram marcos para os turistas, registrando momentos felizes no lindo Parque das Águas ou mesmo na Praça Brasil, onde ficava a Violeta.

    Fiquei muito feliz com seu comentário, Celso !

    ResponderExcluir
  3. Flora. Obrigado pela bonita homenagem aos meus queridos pais. Grande abraço. Inspetor Paulo de Castro.

    ResponderExcluir
  4. Eu é que agradeço sua visita e comentário, Paulo !
    Foi com muita emoção que fiz essa postagem.
    Seus pais, sua casa e vocês, as crianças encantadoras da minha juventude, foram muito importantes e queridas para mim.

    O tempo passa, já perdemos a Anita, mas as lembranças estão indelevelmente registradas na memória.

    E você é o garotinho no colo da Anita, na foto familiar !

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ola boa noite! Sou o Dhionatan Rosaline, neto de Wilson Rosaline, vulgo "Verdugo" e fabricante de Licores Caseiros, já falecido que era irmão da senhora Anita Rosalini. Venho aqui mui respeitosamente parabenizar pelo blogue, ficou muito bacana.

    Gostaria de informar o meu numero de telefone pessoal e adoraria ter contato com o pessoal de São Lourenço, atualmente resido em Luziânia-GO, meu número é o (61) 9-8291-7538.

    Destarte agradeço pela atenção!

    Dhionatan Rosaline Correia de Mello.

    E-mail: .

    ResponderExcluir
  6. Nossa Flora , que interessante seu blog. Tive conhecimento do mesmo somente agora. Fiquei muito feliz em me fazer voltar tantos anos no tempo. Cheia de saudades e felicidade tbm. Agradeço a homenagem e amizade. Gosto muito de você e da sua família. Um grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Boa notícia:

    Suspeito de matar ex-lutador em Goiás é preso no Tocantins após passar 20 anos foragido

    Vítima participou de programas de luta livre na TV, na década de 1960, e tinha 80 anos quando foi assassinada. Autor foi julgado e condenado, mas estava foragido desde 2000, quando o crime aconteceu.
    Por G1 Tocantins
    30/10/2020

    A Polícia Civil prendeu em Gurupi, na região sul do estado, um homem condenado que estava foragido há cerca de 20 anos por um assassinato que aconteceu em Luziânia (GO). A vítima foi Wilson Rosaline, que tinha 80 anos quando morreu, e era um ex-lutador famoso nos anos de 1960 por participar de programas de luta livre na televisão.

    A prisão foi feita pela 3ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa na tarde desta quinta-feira (29). O delegado Hélio Domingos de Assis Alves informou que os agentes receberam informações de que um foragido da Justiça estava vivendo na cidade e trabalhando como pedreiro.

    “Depois de descobrir onde o autor morava, fomos até o endereço e efetuamos a detenção do foragido e o levamos até à Central de Atendimento da Polícia Civil”, disse o delegado. Após a prisão o suspeito foi levado para a Casa de Prisão Provisória de Gurupi, onde ficará à disposição da Justiça da comarca de Luziânia.

    O crime
    O assassinato ocorreu em dezembro do ano 2000 em Luziânia (GO). O criminoso fez seis disparos de arma de fogo que atingiram as costas de Wilson Rosaline, também conhecido pelo apelido de Verdugo.

    A vítima era conhecida na época por ser personagem das lutas de telecatch que ele participava nos anos 1960. Ele chegou a ficar internado por vários dias em uma UTI, mas não resistiu.

    O autor do crime foi identificado logo depois e um mandado de prisão foi expedido, mas o criminoso fugiu e não foi mais encontrado. Alguns anos depois, o homem foi julgado e condenado por homicídio qualificado.

    Ainda conforme a polícia, o crime aconteceu depois de um desentendimento entre a vítima e a filha do condenado. Wilson Rosaline teria agredido a jovem com tapas no rosto e o pai dela foi tirar satisfação.

    Durante uma discussão, o autor sacou um revólver e fez seis disparos nas costas do ex-lutador.

    https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2020/10/30/suspeito-de-matar-ex-lutador-em-goias-e-preso-no-tocantins-apos-passar-20-anos-foragido.ghtml

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!