Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras... Deixo com vocês 5 imagens de um lugar lindamente azul para o qual não são necessárias muitas palavras.
O lago do Parque de São Lourenço proporciona imagens maravilhosas, carregadas de beleza e paz. Especialmente neste dia, o lago estava mais radiante do que nunca e as fotos ficaram assim.
A mais-do-que-tradicional vista da Fonte Vichy, emoldurada de azul.
Verde e azul, azul e verde. E o barquinho descansando...
Verde, água, céu. Instântaneos de uma tarde serena.
Até os feios "espigões", refletidos nas plácidas águas azuis, são desculpados diante de tanta beleza.
Passear no Parque de São Lourenço é uma das boas coisas da vida !
Olá Flora. Belas fotos. Você sabe a história do lago? Quando foi idealizado, etc.? Eu gostaria de saber mais sobre ele. Contaram-me uma ocasião que o intento era o de "fazer peso" sobre as reservas subterrâneas de água, para que jorrassem com mais abundância, além de embelezar o parque. Será lenda?
ResponderExcluirEu tenho uma foto antiga (por volta de 1948) do lago, que quase não consigo reconhecer o local. Os pinheiros ainda eram pequenos e os pedalinhos bem diferentes.
Um abraço.
Olá, sumido(a) H.G.M. !!!
ResponderExcluirJá ouvi essa história sim, da importância do lago para as fontes,mas não consegui encontrar nada por escrito.
Quanto a criação do lago, creio que foi por volta de 1930, pois encontrei o seguinte escrito:
"A gestão do comendador Francisco de Souza foi das mais auspiciosas para SL. Confiou aos famosos urbanistas e arquitetos franceses Sanjous Hebrard e Remdu, o plano de embelezamento e saneamento do Parque das Fontes, a construção de um moderno Balneário e de um grande lago..."
O Balneário foi inaugurado em 26 de abril de 1935.
Obrigada pela visita, e volte sempre, pois seus comentários são muito importantes para mim.
Abraços.
Muito interessante. Sem dúvida, a influência francesa foi muito grande em São Lourenço no passado.
ResponderExcluirUm abraço, H.G.M.
A influência da arquitetura francesa no Brasil começou em 1816 e durou até a Segunda Guerra Mundial, quando começou o "reinado americano".
ResponderExcluirS. Lourenço não podia fugir à regra.
Um abraço
Flora Maria