quarta-feira, 11 de março de 2009

JANEIRO EM SÃO LOURENÇO (!?)

Quando comecei a escrever no São Lourenço - Caminho das Águas, minha intenção era, entre outras, retratar a Natureza na cidade nas 4 estações do ano, e mês a mês. Percebi no entanto, que a cada ano, fica mais complicado falar sobre um clima, pois com o "aquecimento global" e outros problemas mais, as estações já não são mais as mesmas. Janeiro passou, sem cara de janeiro, e só no final de fevereiro pudemos dizer que estávamos no Verão.

Diante dessa bagunça climática, resolvi mostrar agora uma flor que floresce no verão, em janeiro, nos tempos de calor e muita chuva.
É o meu muito querido Hedychium coronarium, conhecido popularmente por Lírio-do-Brejo, e que por seu perfume insinuante representa muito bem a estação mais quente do ano.
Lindas e perfumadíssimas flores brancas nascem, em cachos que se formam a partir de uma espiga, no meio de longas e verdíssimas folhas.
As moitas enormes costumam cobrir áreas alagadas, mas nascem também nos jardins.
O perfume inebriante das flores brancas invade o meu jardim, penetra pelas janelas e traz uma deliciosa sensação de felicidade perfumada.
O perfume surge intensamente quando a tarde caí, mas as flores mantém o aroma durante todo o tempo, e este permanece, até depois delas estarem secas. Gosto de trazer um punhado e deixar perfumando a sala, o quarto, a cozinha.

Apesar de já estar ficando com cara de Outono, deixo registrado aqui a beleza e o frescor de uma flor que representa muito bem o verão sãolourenciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!