quarta-feira, 1 de abril de 2009

MERCADO MUNICIPAL

Mercado Municipal é sinônimo de tradição e história e costuma ser um dos lugares mais antigos de uma cidade. O Mercado Municipal de São Lourenço não foge à regra, e estou buscando a data exata de sua criação. Durante a administração do prefeito Dr. Humberto Sanches (1931 - 1941) o Mercado foi ampliado. Mas quando foi construído ?

Nesta foto antiga, outra inauguração de reformas, no governo do prefeito Mário Mascarenhas, em 1957.
Tanque antigo, na área externa.
A beleza e o frescor das frutas, dos legumes e das verduras traz cor para o Mercado.
"Zé das Louças" está no Mercado desde 1951, e é o mais antigo dos "barraqueiros", atualmente.
Além da enorme variedade de louças e panelas, ainda oferece o conserto das mesmas,

Este espaço é o paraíso para quem gosta de "velharias" - e como eu gosto...
Objetos de todos os tipos, tamanhos, usos e idades amontoam-se em 2 lojas abarrotadas de peças incríveis. Imperdível !
Na Adega Tchê (recentemente ampliada), e em outros espaços, encontramos laticínios e afins apetitosos.

O tempo passa, novos supermercados são abertos, mas o Mercado Municipal mantém seu charme, carregado de tradição.
Dizem que quem foi rei nunca perde a majestade, e em tempos de valorização da história, os Mercados Municipais de várias cidades estão sendo revitalizados e apresentados como mais um ponto turístico de grande valor.

O Mercado Municipal de São Lourenço está esperando sua vez chegar...

PS: segundo informação de um antigo barraqueiro, o Mercado Municipal foi construído em 1936.

5 comentários:

  1. Apreciei o seu ponto de vista sobre o mercado. Em geral, a história dos mercados municipais se confunde com a das cidades. Certamente a experiência de fazer compras num antigo mercado municipal é diferente de fazer num supermercado qualquer. Os produtos parecem vivos. As cenouras e os laticínios têm mais viço. Será minha vista? Não sei.
    Talvez, o zelo do dono da banca para com suas frutas e seus legumes dê uma impressão assim. Pode ser que fazer compras sob a luz natural me dê esta sensação. Bem diferente de comprar sob as agressivas luzes dos supermercados. Ou pode ser a interação com o dono da banca...

    _Bom dia seu Zé, este queijo está bem salgadinho como o da semana passada?
    _Tá sim. Tá muito gostoso.
    _Então me vê meio, por favor.

    Depois me diga se encontrou a data exata da criação do mercado. Isso atiçou minha curiosidade em saber como eram as relações de comércio no tempo em que São Lourenço ainda era um arraial. Até breve.

    ResponderExcluir
  2. Oi, H.G.M.:

    Concordo com você: é muito gostoso esse relacionamento amistoso com os comerciantes. Meu pai teve loja a vida inteira, e fizemos ótimas amizades com os "fregueses".
    Vou continuar minha pesquisa sobre a data da inauguração do Mercado...

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu também acho o mercado o máximo. Adoro comprar truta na peixaria, é uma delícia. E na saída eu aproveito pra deixar a panela de pressão pro Sr. Silveira consertar.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anônimo:

    Realmente é uma delícia andar pelos Mercados Municipais, e em praticamente todas as viagens que fiz, fui conhecê-los. Pena que não tinha o conhecimento que tenho hoje, e muito menos a preciosa máquina fotográfica digital para registrar tudinho...
    Mas ainda dá tempo...

    ResponderExcluir
  5. Olá Flora!
    Acompanho seu trabalho, sobretudo o realizado no Caminho do Artesanato. o qual pretendo conhecer pessoalmente. Pretendo ir a São Lourenço nessa Páscoa de 2020 e gostaria de saber quando começa a Feira AMAR. Por gentileza, informe-me. Meu email é regina crespo@hotmail.com.
    Abraços,
    Regina

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!