quinta-feira, 5 de março de 2009

CASA DE COUROS SANTO ANTONIO

Para quem vem de uma grande cidade, totalmente urbana como é o Rio de Janeiro, uma casa de couros é algo muito interessante e diferente.

Prefiro não questionar o que aconteceu com o lindo lobo guará que, do alto da prateleira, surpreende os clientes com sua beleza extática...
"Mil" gavetas de madeira, repletas de coisas de todos os tipos, e para todos os usos.
Selas, cordas e uma infinidade de objetos afins são encontrados na Casa de Couros Santo Antonio.
E ainda possui um lindo piso de ladrilho hidráulico !
Uma das mais tradicionais lojas de São Lourenço, a Casa de Couros Santo Antonio existe desde 1966 com o mesmo proprietário, e é mais uma atração turística para quem gosta de ver objetos originais e de uso no campo.

4 comentários:

  1. Visitar a casa do couro é uma volta ao passado. Ao tempo em que ainda havia expressiva área rural em São Lourenço. É uma das últimas remanescentes do gênero em nossa cidade. A Casa Pojo, que fechou há pouco tempo, também era assim. Não sei por quanto tempo mais esta casa resistirá. Talvez acabe dando lugar a uma outra loja de celulares ou uma perfumaria, vai saber... Mas enquanto existir, aproveito pra levar de vez em quando meus filhos pequenos pra conhecer uma velha loja, com velhos artigos, com seu dono que mais parece uma figura saída de um gibi ou de um filme, que penteia os fios da careca pra cobrir a cabeça. Coisas que em breve só estarão na memória...

    ResponderExcluir
  2. Essas plaquetas penduradas no teto são bem típicas do interior. Temos várias delas aqui em S.L. Que eu me lembre agora, na casa Haidar há uma, e nas lojas antes do Bradesco acham-se outras mais.

    ResponderExcluir
  3. Como fico feliz ao ler suas palavras !!!

    V. nem imagina como lastimo não ter fotografado a Casa Pojo ! Um dia me contaram que lá existia um "bondinho" de carregar mercadorias e fui lá para ver. O funcionário amavelmente mostrou o local. Por uma porta pequena, ao lado, os produtos eram colocados no bondinho que corria sobre trilhos até o fundo da loja. Maravilhosa descoberta a minha! Nem podia imaginar existir tal coisa em SL.

    Mas não fotografei: nem tinha a maravilha da máquina digital, e nem a ousadia para tal gesto.

    Agora ando olhando para todos os lados, buscando coisas diferentes para registrar, antes que acabem.

    Obrigada pela visita.
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha reparado nessas plaquetas.
    Vou procurar as outras, assim como fiz com as letras nas calçadas. Adoro descobrir esses costumes antigos que, por sinal, existem poucos na nossa jovem São Lourenço.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!