quarta-feira, 7 de julho de 2010

FÉRIAS DE INVERNO EM SÃO LOURENÇO

Frequentei São Lourenço, no Inverno, entre 1957 e 1963.
Antes e depois, vinha em outras épocas do ano.
Passar aqui aqueles dias frios e ensolarados, revestidos da mágica neblina matinal, era puro encantamento para cariocas habituados ao quente inverno do Rio.

Guardo com carinho algumas lembranças daqueles tempo idos, e essa foto (recebida recentemente de um amigo) do tradicional "ferro-da-viúva", no Hotel Metrópole, é uma delas.
O Hotel, revestido de pó-de-pedra, na sua cinzenta imagem, ganhava o colorido dos jovens que ficavam sentados no seu baixo muro. Ali era um ponto de encontro, um lugar para "ver-e-ser-visto".

Quantas lembranças agradáveis eu tenho do Grande Hotel e seu salão de refeições, onde a comida era deliciosa e servida por amáveis garçons à moda antiga...
O disco do Agostinho dos Santos onde ele interpreta, entre outros sucessos," Balada Triste", "Até o Nome É Maria", "Flamingo" e "Horóscopo", me leva para aqueles anos dourados, nas férias felizes de julho. Eram essas as músicas ouvidas durante as refeições, no final dos anos 50.

Nossa Kodak Brownie - o famoso modelo "caixote" - era usada pelo meu pai para fotografar nossas férias.

Lembranças eram compradas para oferecer aos amigos, na volta das férias. Várias lojas exibiam seus produtos diferentes, e a "gravação" do nome era oferta da casa.


O Hotel Normando, com seu charmoso estilo enxaimel, é uma das perdas choradas pelos saudosos moradores e visitantes de São Lourenço.
Coisas do progresso...


Voltando aos tempos atuais, São Lourenço está realizando seu primeiro Festival de Inverno, e a programação está excelente !
Visite o site do evento, confira a qualidade da programação e venha usufruir do frio gostoso da Serra da Mantiqueira, na pequena São Lourenço.

http://www.festivaldesaolourenco.com.br/


(Veja aqui, mais Ferias de Julho em São Lourenço)

8 comentários:

  1. A respeito da primeira foto, tenho a impressão de que muitas arvorezinhas já não estão mais ali. Elas vão morrendo e não há reposição. Que pena...
    Não gostei muito das transformações no exterior do Metrópole ao longo dos anos. Acabaram com o gramado alegre para dar lugar a algumas lojas. E no lado do calçadão, um feioso asfalto (algum asfalto é bonito?) cobriu os simpáticos bloquetinhos e uma inexplicável redoma de vidro que mais se parece com os acessos do Metrô das grandes metrópoles ficou bem na esquina. Talvez tenha sido a intenção do(s) dono(s) honrar o nome do hotel...

    Abraços,
    H.G.M.

    ResponderExcluir
  2. Esse Hotel Normando ficava na esquina do calçadão com a av. Com. Costa, onde hoje existe um prédio? Alguma relação com a pousada Normandy no bairro da Estação?

    H.G.M.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que gosto não se discute, H.G.M., mas eu também não gostei do novo Metrópole !

    Acabaram com o gramado e com canteiros floridos, inclusive, muitas vezes com Amor-Perfeito.
    Eu preferia a alegre cor rosada, ao branco-hospital de agora. Aliás digo isso porque foi o que já ouvi de várias pessoas: parece um hospital !

    Enfim, gosto não se discute...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. O Hotel Normando, H.G.M., ficava onde hoje é o prédio João Lage, onde tem a galeria e o famoso café da Mara.
    Na esquina do calçadão, ficava o Ponto Chic.

    Que eu saiba, não existe relação entre o Hotel Normando e a Pousada Normandy, e ela não fica na Estação, e sim, na rua Batista Luzardo, no centro da cidade.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita e pelo comentário, Luiz Guilherme.
    É sempre um prazer receber a visita de sãolourencianos ausentes...

    ResponderExcluir
  6. Flora, obg por postar estas belas fotos. Costumava veranear no Hotel Normando com minha família. Quando chegava outubro, eu e meu pai, hoje com 90 anos, costumávamos sonhar com SL... Meus pais tinham uma turma grande, o que incluia um bom número de crianças com as mais variadas idades. Todos agendavam sua estadia na mesma época para estarmos todos juntos. Muitos amigos já se foram assim como o hotel, que foi vendido pelo dono Hilbert após a morte de sua mãe alemã, D. Ketti. Nunca mais tive coragem de voltar à SL depois da destruição do hotel... Mas, fiquei com vontade de ir mais uma vez, com meus pais idosos e minhas filhas, que não conheceram a liberdade que nós, crianças da cidade, tínhamos durante os verões em SL...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Biomania UCL:
    São Lourenço mudou muito, mas continua mantendo sua aura de magia e encantamento. Já não existem as temporadas de verão ou de inverno, quando as pessoas marcavam encontro e a alegria desses encontros era muito grande. Os tempos mudam, mas resta-nos a saudade e as lembranças.
    Venha sim, e procure aquela magia antiga, que ainda existe, especialmente no Parque das Águas. Quando caminho por ele, volto no tempo e me sinto como a menininha que vivia momentos mágicos e dias maravilhosos naqueles tempos idos...
    Quando vier, visite o Caminho do Artesanato, dentro do Mercado Municipal. Em alguns dias da semana eu estou trabalhando lá.
    http://ocaminhodoartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!