Antes e depois, vinha em outras épocas do ano.
Passar aqui aqueles dias frios e ensolarados, revestidos da mágica neblina matinal, era puro encantamento para cariocas habituados ao quente inverno do Rio.

O Hotel, revestido de pó-de-pedra, na sua cinzenta imagem, ganhava o colorido dos jovens que ficavam sentados no seu baixo muro. Ali era um ponto de encontro, um lugar para "ver-e-ser-visto".
O disco do Agostinho dos Santos onde ele interpreta, entre outros sucessos," Balada Triste", "Até o Nome É Maria", "Flamingo" e "Horóscopo", me leva para aqueles anos dourados, nas férias felizes de julho. Eram essas as músicas ouvidas durante as refeições, no final dos anos 50.
Coisas do progresso...
Voltando aos tempos atuais, São Lourenço está realizando seu primeiro Festival de Inverno, e a programação está excelente !
Visite o site do evento, confira a qualidade da programação e venha usufruir do frio gostoso da Serra da Mantiqueira, na pequena São Lourenço.
http://www.festivaldesaolourenco.com.br/
(Veja aqui, mais Ferias de Julho em São Lourenço)
A respeito da primeira foto, tenho a impressão de que muitas arvorezinhas já não estão mais ali. Elas vão morrendo e não há reposição. Que pena...
ResponderExcluirNão gostei muito das transformações no exterior do Metrópole ao longo dos anos. Acabaram com o gramado alegre para dar lugar a algumas lojas. E no lado do calçadão, um feioso asfalto (algum asfalto é bonito?) cobriu os simpáticos bloquetinhos e uma inexplicável redoma de vidro que mais se parece com os acessos do Metrô das grandes metrópoles ficou bem na esquina. Talvez tenha sido a intenção do(s) dono(s) honrar o nome do hotel...
Abraços,
H.G.M.
Esse Hotel Normando ficava na esquina do calçadão com a av. Com. Costa, onde hoje existe um prédio? Alguma relação com a pousada Normandy no bairro da Estação?
ResponderExcluirH.G.M.
Eu sei que gosto não se discute, H.G.M., mas eu também não gostei do novo Metrópole !
ResponderExcluirAcabaram com o gramado e com canteiros floridos, inclusive, muitas vezes com Amor-Perfeito.
Eu preferia a alegre cor rosada, ao branco-hospital de agora. Aliás digo isso porque foi o que já ouvi de várias pessoas: parece um hospital !
Enfim, gosto não se discute...
Abraço
O Hotel Normando, H.G.M., ficava onde hoje é o prédio João Lage, onde tem a galeria e o famoso café da Mara.
ResponderExcluirNa esquina do calçadão, ficava o Ponto Chic.
Que eu saiba, não existe relação entre o Hotel Normando e a Pousada Normandy, e ela não fica na Estação, e sim, na rua Batista Luzardo, no centro da cidade.
Que saudade da terrinha....
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentário, Luiz Guilherme.
ResponderExcluirÉ sempre um prazer receber a visita de sãolourencianos ausentes...
Flora, obg por postar estas belas fotos. Costumava veranear no Hotel Normando com minha família. Quando chegava outubro, eu e meu pai, hoje com 90 anos, costumávamos sonhar com SL... Meus pais tinham uma turma grande, o que incluia um bom número de crianças com as mais variadas idades. Todos agendavam sua estadia na mesma época para estarmos todos juntos. Muitos amigos já se foram assim como o hotel, que foi vendido pelo dono Hilbert após a morte de sua mãe alemã, D. Ketti. Nunca mais tive coragem de voltar à SL depois da destruição do hotel... Mas, fiquei com vontade de ir mais uma vez, com meus pais idosos e minhas filhas, que não conheceram a liberdade que nós, crianças da cidade, tínhamos durante os verões em SL...
ResponderExcluirOi, Biomania UCL:
ResponderExcluirSão Lourenço mudou muito, mas continua mantendo sua aura de magia e encantamento. Já não existem as temporadas de verão ou de inverno, quando as pessoas marcavam encontro e a alegria desses encontros era muito grande. Os tempos mudam, mas resta-nos a saudade e as lembranças.
Venha sim, e procure aquela magia antiga, que ainda existe, especialmente no Parque das Águas. Quando caminho por ele, volto no tempo e me sinto como a menininha que vivia momentos mágicos e dias maravilhosos naqueles tempos idos...
Quando vier, visite o Caminho do Artesanato, dentro do Mercado Municipal. Em alguns dias da semana eu estou trabalhando lá.
http://ocaminhodoartesanato.blogspot.com.br/
Única informação na internet sobre o "Ferro da Viúva" graças à vc Flora Maria 😍
ResponderExcluirSou Carioca mas meus pais alugaram uma casa perto da Eubiose em 1960 e Eu passei minhas férias em São Lourenço por muitos anos 😁
Passei minha Lua de Mel no Hotel Fazenda Ramon em 1977 e depois desse ano fui algumas vezes a São Lourenço 😉