domingo, 9 de agosto de 2009

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

"MINEIRO, QUANDO ROMPE O SILÊNCIO, É PARA DAR ESPETÁCULO."

E que espetáculo foi a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, ontem a noite em São Lourenço !

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais nasceu em fevereiro de 2008 com a missão de oferecer ao público um trabalho de excelência artística. Ao longo de seu primeiro ano de vida, conquistou o público mineiro, instigou aqueles que a ouviram em outros palcos e confirmou sua vocação de grande orquestra, apta a escrever um novo capítulo na história da música sinfônica mineira e brasileira.
Compõem a Filarmônica instrumentistas mineiros e de vários lugares do Brasil e do mundo. O talento e a dedicação desses artistas se harmonizam com um repertório ousado, abrangente e diversificado, oferecendo aos nossos ouvintes uma experiência musical única.


Um dos mais destacados e experientes maestros brasileiros de sua geração, Fabio Costa é maestro assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Também pianista e compositor premiado, com uma experiência de mais de 160 concertos sinfônicos e de ópera em uma carreira internacional, Costa já esteve à frente de várias das melhores orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Amazonas Filarmônica, entre outras. Nos EUA, em 2000 e 2003, foi Maestro Associado da Sinfônica de Spokane e Diretor de Orquestras da Eastern Washington University, quando regeu mais de 80 concertos para um público de mais de 70 mil pessoas.
Fabio Costa recebeu seu treinamento em regência orquestral e correpetição pela prestigiosa Academia de Música de Viena. Entre produções de ópera dirigidas, destaca-se no Brasil uma elogiada produção de “Fosca” em 2006, no Teatro Amazonas de Manaus. Como compositor, Fabio Costa possui uma extensa obra e recentemente venceu o II Concurso Cláudio Santoro de Composição Musical, da Academia Brasileira de Música, com a obra "Salmo da Terra".



No programa, iniciado com o Hino Nacional Brasileiro, clássicos de alta qualidade.
Receberam ovação estrondosa "O Guarani", de Carlos Gomes, e uma das marchas de "Pompa e Circunstância", de Elgar, aquela famosíssima melodia muito usada em casamentos.
EMOCIONANTE !
Ouça o Guarani aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=PTomUb3r1m0
E Pompa e Circunstância aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=rgvf7e_zGGE

Oitenta e cinco músicos apresentaram, com muita competência, obras belíssimas que encantaram o público presente. Jovens, crianças e adultos absolutamente fascinados com o som celestial, emoldurado por uma enorme lua quase cheia.


Gente, muita gente, compenetrada e emocionada assistiu a boa música na noite fria de agosto.

Esperamos muitas outras apresentações como essa que veio celebrar a festa do padroeiro São Lourenço com pompa e circunstância, como ele bem merece...
E nós também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!