quinta-feira, 30 de abril de 2009

PEREGINAÇÃO À NHÁ CHICA

Francisca de Paula de Jesus, chamada de Nhá Chica, nasceu em São João Del Rey, em 26-4-1810, e ainda menina mudou para Baependi, em Minas Gerais.

Dedicou sua vida à fé e a caridade, e usava seus dons de oração, sabedoria e profecia para ajudar o próximo, passando a ser aclamada pelo povo como "A Santa de Baependi".




Sua crença a fez erguer uma capela em devoção à N. Sª da Conceição, em 1865. Nhá Chica faleceu em 14/6/1895.
A antiga capela deu lugar ao atual Santuário, onde Nhá Chica foi enterrada, conforme seu desejo. Em 1991 recebeu do Vaticano o título de Serva de Deus.

Em 1999 foi criada a Peregrinação, de São Lourenço à Igreja de Nhá Chica, em Baependi, um roteiro que já faz parte do "Caminho da Fé na Estrada Real", e do "Roteiro da Fé Católica" (da Embratur) . No dia 1º de maio, aproveitando o feriado nacional, a Peregrinação é realizada com acompanhamento de ambulância da Unimed e carros de apoio, que ficam à postos para qualquer auxílio. Este ano o cálculo é que participem da Peregrinação em torno de 2000 peregrinos.

Em São Lourenço, o artista plástico Marco Aurélio construiu uma interessante capela, em agradecimento a graça recebida de Nhá Chica, e a partir desse ponto começa o roteiro rural.
Percorre-se 33 km, por vias rurais, apreciando belíssimas paisagens. Existem, ao longo do caminho, 26 marcos de sinalização da Estrada Real, e 4 municípios fazem parte do trajeto: São Lourenço, Soledade de Minas, Caxambu e Baependi.
Os peregrinos começam a caminhar ao raiar do dia, e terminam assistindo a Missa do Peregrino no Santuário de N. S. da Conceição, em Baependi, às 14 h.


João Vitor Gorgulho, um dos idealizadores da Peregrinação, quando chegava na Rodoviária de Caxambu (em 2008), um dos pontos de passagem da caminhada.

6 comentários:

  1. Olá . Bacana a divulgação.Só prá cooperar,quero dizer que o escritor Paulo Coelho já fez essa caminhada e relatou que além da beleza natural do percurso a energia espiritual recebida é grandiosa.Para completar o meu tio Wilson Rosalini(Tarzan,Dunga ou Verdugo) nasceu na casa de Nhá Chica e se atribui a esse fato sua enorme força e disposição...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Russo:

    Obrigada pela cooperação.
    Eu gostaria de ter mais informações sobre essa caminhada do Paulo Coelho. Onde posso encontrar mais detalhes ?
    Você é filho de que irmão (ou irmã) do Tarzan ? Eu não conhecia esse detalhe do nascimento dele.

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei seu blog


    bjusss.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anônimo:

    Bom que gostou do meu blog.
    Pena que não sei quem é você...

    Obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber os horários de missa na matriz. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não posso responder à sua pergunta, apenas sei que aos domingos existe uma missa às 8 horas e que é transmitida pela Rádio Estância AM, podendo ser ouvida via internet aqui:
    http://www.radioestancia.com.br/

    Obrigada pela visita e comentário

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!