quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

JARDIM JAPONÊS

Seiscentos anos antes de Cristo, já era comum no Japão a adoração de velhas árvores, rios e pedras. É que nessa comunhão com a mãe natureza, estava implícito o respeito aos ancestrais, um dos valores mais marcantes do xintoísmo - a religião oficial da época. Os jardins japonêses tiveram sua origem nos templos, onde cumpriam o papel de representar a Natureza e a irreversibilidade das coisas. No Parque II, em São Lourenço, foi construído recentemente um Jardim Japonês, que com sua beleza plácida e suave veio enriquecer ainda mais nosso Parque das Águas.
O imponente pórtico vermelho é ligado à tradição xintoísta e assinala a entrada de um santuário.
Um Jardim Japonês é cheio de simbolismo, nada esta ali por acaso. A ponte sugere uma viagem mental através da contemplação: atravessá-la, equivale a atingir outras esferas - quase sem sair do lugar.
O bambu é outro componente obrigatório num Jardim Japonês - e carregado de uma simbologia toda especial. O fato de dobrar-se ao vento mas não quebrar, sugere um comportamento que deveria também ser adotado pelo homem: adaptação a situações adversas sem se deixar vencer.
A forma de crescimento do bambu, sempre reta e sem curvas, simboliza a retidão de princípios e a integridade desejável nos membros da sociedade.
O som do vento nas folhas do bambu, e os raios do sol por ele filtrados, são espetáculos tranquilizantes, que elevam o espírito para esferas mais altas.
A água é um elemento fundamental no Jardim Japonês. Seja formando riachos, cascatas, ou lagos, a água espelha a imagem e induz o homem a enxergar-se a si mesmo. Mas também é símbolo de purificação e seu gorgolejar suave, correndo entre as pedras , convida à reflexão.
"Passear por um Jardim Japonês é, acima de tudo, viver momentos de terna ligação com a Mãe Terra e de profunda intimidade com nossa alma".

(Baseado em texto da Revista Natureza)

8 comentários:

  1. Eu pessoalmente acho o jardim japonês muito belo...

    ...mas no Japão! (ou em lugares com expressiva comunidade nipônica). Não quero ser chato, mas em São Lourenço não tem nada a ver esse jardim (minha opinião). Acho que São Lourenço anda sendo vítima de arquitetos ou paisagistas sem noção, que assassinam o que estava razoável (praça Brasil) ou inventam de fazer um triângulo de concreto inútil e feio no meio do nada ("novo calçadão"). Acho que devemos nos livrar desses arquitetos antes que seja tarde...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anônimo:

    Concordo com você quando fala da reforma da Praça Brasil. Eu preferia a antiga, mais aconchegante com seu lindo quiosque antigo, e mais árvores sombreando e refrescando o ambiente. Também não gostei da cor, pois, para mim, SL é verde e branco, como nas fontes do Parque, nas pontes e no Hotel Brasil. (e olha que eu gosto muito de cores fortes, é só observar meu artesanato !!!)
    Não gostei do triângulo, mesmo sabendo que é o símbolo de Minas Gerais, e o novo calçadão está de uma aridez desoladora. Espero que o novo governo conserte tal falta de vegetação.

    ...Mas sobre o Jardim Japonês, sou favorável, pois é uma forma de cativar os visitantes, nipônicos, ou não, pois é um estilo de jardinagem que transmite paz e harmonia.

    Um abraço, e volte sempre, pois comentários são extremamente importantes para o desenvolvimento de qualquer trabalho.

    Flora Maria

    ResponderExcluir
  3. Oi Flora!
    Quem fez o projeto paisagístico desse jardim? Estou fazendo um trabalho sobre jardins japoneses e gostaria muito de saber!

    Desde já agradeço.

    Joyce

    ResponderExcluir
  4. Oi, Joyce:

    Encaminhei sua pergunta para a Diretoria do Parque das Águas, pois desconheço o autor do projeto.
    Caso eles demorem a responder, faça contato novamente, e eu falarei pessoalmente com eles, ok ?

    Obrigada pela visita, e volte sempre.
    Um abraço
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  5. Joyce, o email da arquiteta/paisagista é: samanthamaduro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola Pessoal...SOMOS UMA CIDADE TURISTICA, e Jardim Japones é uma homenagem aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil(comemorado em 2008). Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão com cerca de 1,5 milhão de nikkeis. E quanto ao Triangulo - Simbolo de Minas, é muito importante sim... Pois alem de mostrar que somos mineiros, de acordo com Tiradentes, o triângulo central simbolizava a Santíssima Trindade, e, segundo muitos, os ideais pregados pela Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Há controvérsias a respeito da cor original do triângulo, que alguns julgam ser verde originalmente. O vermelho, contudo, acabou sendo adotado como símbolo-mor das revoluções. O triângulo também demonstra a influência da Maçonaria na Inconfidência Mineira, por ser um dos símbolos usados por esta organização. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita COF, e pelas informações.
    Pena não ter deixado seu nome...

    Volte sempre.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!