"Mas dizem que tudo evolui, e que eu já não sou mais quem fui...", assim diz a letra de uma canção antiga, e neste "evoluir" vamos deixando para trás tanta coisa boa, tantos lugares históricos, tantas lembranças de vidas...
Nos tempos idos São Lourenço chegou a possuir 3 cinemas.
O VOGUE, recentemente transformado em já-não-sei-mais-o-que, embalou meus sonhos de adolescente em românticos filmes de amor. Ir ao cinema era um excelente programa para os turistas em férias na cidade, nos dias em que não havia um baile ou apresentação de mágicos ou músicos nos hotéis.
O SÃO LOURENÇO, depois transformado em pista de boliche, onde muitas vezes fui testar minha péssima exibição esportiva, era mais antigo, e nele assisti ótimos filmes, ainda em menina.
As fotos exibem a bela decoração das paredes e o espaço no fundo onde ficava a tela do Cine ODEON.
Hoje lá funciona um supermercado e, felizmente, conservaram a decoração original.
Segundo informações, esse cinema resistiu até os anos 60, quando foi desativado, talvez devido à construção do cine Vogue.
São apenas deduções, pois não conheço a história dos cinemas em São Lourenço, apenas lembro com carinho das vezes que, apaixonada pela sétima arte, deliciava-me assistindo belos filmes, como por exemplo "O barco das Ilusões", um ótimo musical da década de 1950.
Gostaria de conhecer um pouco mais sobre os cinemas da cidade...
Velhos tempos, belos dias...
"O VOGUE, recentemente transformado em já-não-sei-mais-o-que,..."
ResponderExcluir(risos) essa foi a melhor do dia!
É anônimo...
ResponderExcluirConfesso que já não sei mesmo em que se transformou o Cine Vogue, após várias tentativas. Pena não ter virado um teatro, tão necessário à SL...
Obrigada pela visita.
Oi Querida,ver seu amor pela nossa cidade,que eu tanto amo tambem,nos faz suspirar e concordar todo momento.Mas com todo respeito com a senhora,o VOGUE,HOJE,é uma linda igreja evangelica!
ResponderExcluirMeus pais tambem passaram seus momentos de adolescentes apaixonados,nesse cinema.
E hoje eles sao dessa igreja evangelica,e toda vez que eles vao ao culto,eles lembram da adolescencia encantada deles.
O vogue hoje continua em pé,nao como cinema,mas sim ele funciona com uma igreja que quer sarar a terra.A COMUNIDADE EVANGELICA SARA NOSSA TERRA!
OTIMA TARDE!
PAZ!!!
Oi, Anônimo II:
ResponderExcluirEntendo a sua posição, mas como sou uma pessoa que gosta de preservar a história, eu sempre lamento quando construções antigas mudam de ramo.
Fiquei triste ao ver a Casa Pojo transformada em Academia, o Bar do Ponto em Farmácia, a linda casa da D. Lídia em estacionamento de supermercado, a casa tão antiga da praça da Federal virar loja de materiais de construção, o Hotel Normando ser demolido e em seu lugar surgir um grande edifício, etc, etc, etc...
As cidades vão perdendo sua história, restando as lembranças dos saudosistas...
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte sempre.
Pena eu não saber o seu nome...
Queria uma foto do cine Vogue.. principalmente do lustre .
ResponderExcluirQueria uma foto do cine Vogue.. principalmente do lustre .
ResponderExcluir