quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

DESCOBRINDO HISTÓRIAS... - Seu Belezinha

De que é feita a história de uma cidade ? Dos grandiosos monumentos ? Das ricas construções ? Das figuras ilustres e dos filhos famosos ?
 Caminhando hoje pelo centro da cidade parei para olhar, mais uma vez, os lindos ladrilhos de uma lojinha ao lado do Hotel Londres.

Olhei a antiga cadeira de engraxate, totalmente ocupada com caixas de sapatos.
Avisei para a senhora atrás do balcão que iria fotografar o lindo piso, nem pedindo licença, confiante que estava na sua autorização.
E lá estava a cadeira me provocando... Pensei: vou fotografar mesmo assim, cheia de caixas de sapatos !

Ao perceber minha intenção a Cida, prontamente, começou a retirar a caixaria, colocando-as em cima do balcão e ainda aceitou posar para mim. Coisas de cidade do interior, onde as pessoas mantém essa gentileza cativante.

Conversa vai, conversa vem, fiquei sabendo que a Sapataria Rápida, existe há mais de 60 anos! E também lembrei que um dia, no longínquo ano de 1954, eu fui lá pegar um sapato que minha mãe deixou consertando, enquanto passávamos férias no Grande Hotel.

Aproveitei para fotografar a foto do Seu Belezinha, pai da Cida, e atualmente com 81 anos, em pleno trabalho artesanal. Certamente ele criou os filhos com seu ofício de sapateiro.

Quantos moradores e turistas devem ter sido atendidos por ele ao longo de toda uma vida...

A história de uma cidade também é feita através de pessoas comuns, que com seu trabalho digno e honrado mantêm os costumes e a tradição de um povo.


.................................................................................................................................................

Avisei para a Cida quando a postagem ficou pronta e, tempos depois ela me contou que o pai viu, gostou e ficou emocionado. E eu muito mais...
Algum tempo depois o Seu Belezinha faleceu...
Como foi gratificante para mim ter feito essa simples homenagem no meu quase desconhecido blog, e o homenageado a ter recebido !
São essas coisas que compensam o trabalho de blogueira...

8 comentários:

  1. Minha querida Flora Maria :
    Escolhi o seu blog para receber o Prêmio Dardos, uma distinção pela qualidade do conteudo do material exposto.
    Convido-a a visitar o meu blog, Na Era do Rádio, e copiar o selo para colá-lo no seu blog, e depois fazer as suas indicações.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Gilberto, pelo Prêmio Dardos.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  3. Puxa, que lojinha simpática! só você pra descobrir essas jóias. Deu até vontade de mandar consertar os sapatos...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anônimo (a ?):

    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    A lojinha é mesmo simpática mas, apesar de conhecê-la há muitos anos, só agora reparei nos detalhes do piso e da cadeira de engraxate.
    Depois que passamos a fotografar nossa visão muda, aprimora, e enxergamos detalhes antes despercebidos. Também percebemos como as cidades são feias, com seu exagero de postes, fios e cartazes, que poluem a paisagem.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Flora maria,estou muito encanto por seu carinho e admiraçao por esta cidade.tenho muitos perente q moram nesta belissima cidade,eu em si nao vejo a hora de poder esta de volta.espero um dia poder conhecela e ter o privilegio de podermo convesarmo sobre esta cidade maravilhosa.
    ass; ivan justino justinoivan@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Ivan, pela visita e comentário !
    S. Lourenço é mesmo uma cidade encantadora.

    ResponderExcluir
  7. Estava passeando pela internet e me deparei com o texto sobre a sapataria rápida. Fiquei surpreso e muito feliz, pois me trouxe lembranças da infância. Fui criado ali perto em uma vila e era comum encontrar com o Sr Belezinha. Seu filho Tulio era meu amigo, estudamos juntos e participamos de vários eventos esportivos. Muita saudade dessa época. Obrigado pelo registro e por me proporcionar esse momento de nostalgia e muita alegria.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Anônimo de 9 de dezembro:
    Gosto muito de descobrir a História que existe escondida em recantos das cidades, e nas pessoas que vivem nelas.
    Foi muito emocionante para mim o que aconteceu com essa postagem sobre o seu Belezinha. E as fotos servem para nos levar ao nosso passado, aos tempos idos...
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!