"Afinal, a missão do homem criativo era servir de intermediário entre o Céu e a Terra. Uma cidade era considerada o ponto em que o Céu e a Terra se tocavam, o lugar em que se celebrava o seu casamento divino em proveito de seus habitantes".

"Partia-se de um lugar comprovadamente
benéfico para homens, animais e plantas, onde existisse uma fonte que tivesse água de valor terapêutico. Nesse lugar erguia-se uma pedra comprida, em posição vertical: um menir. A fonte representava o elemento feminino, a pedra equivalia ao masculino: Céu e Terra".
"Os muros da cidade tinham de ser circulares, em volta desse ponto central. Simbolizavam o zodíaco no céu".
"Nas proximidades do poço de águas claras, ricas em sais minerais, venerava-se e agradecia-se à ninfa que morava na fonte".
"Nas proximidades do poço de águas claras, ricas em sais minerais, venerava-se e agradecia-se à ninfa que morava na fonte".
"Quandos os homens deixaram de vê-la, passando simplesmente a sentir sua presença, trataram de erigir-lhe uma estátua de madeira ou de pedra e colocá-la perto da fonte".
"Nos séculos seguintes, deram a essa estátua o nome de Maria, como era oficialmente chamada a Grande Mãe, e para que os romeiros pudessem rezar, foram erguidas capelas nesses lugares sagrados".
"A ninfa deve ter recebido o agradecimento em nome de Maria, pois nomes são meros detalhes quando uma pessoa se dirige à própria divindade cuja presença sentiu."
"Os romanos e outros povos antigos davam tres nomes a cada cidade: um nome místico, um sagrado e um político. Punia-se com severas penas quem pronunciasse o nome místico da cidade".

"O homem via a cidade, que era cercada por muros redondos, como algo feminino. A deusa da Terra era venerada por meio de rituais realizados na cripta. Ela era vista como uma mulher, que usava a cidade como coroa."
"Diz-se que em todo lugar em que existe uma igreja, existia anteriormente um templo dedicado à Maria, a Grande Mãe, a Mãe Terra, muitas vezes com água curativa, onde a ligação com o Céu é possível".
"Quando a construção de uma cidade é iniciada, cada pessoa que ali quiser morar tem de trazer um saquinho com terra da região onde morava anteriormente, e terá de jogá-la na escavação . É assim que se mantém a união da cidade com o país à sua folta. A cidade se torna o coração desse corpo que é o país".
Não chore a forma que se foi: resta a essência".
Extraído do livro "MÃE TERRA " de Mellie Uyldert
São Lourenço possui essa água curativa, e conta a lenda que onde foi erigida a Ermida Bom Jesus do Monte, os índios, primeiros habitantes dessas
terras, já ali mantinham seu lugar sagrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!