quinta-feira, 29 de maio de 2008

POUSO DO LOURENÇO

LOURENÇO - latim. Laurentius: o adornado com louro, como vitória, triunfo, pois das folhas do loureiro se teciam coroas para premiar os vencedores de jogos e torneios poéticos.
(Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes - Prof. Rosário Farâni Mansur Guérios)



Foram os índios, certamente, os primeiros a explorar os mananciais dessas terras, conhecedores como eram das nossas riquezas naturais no campo da medicina.

Esta região banhada pelo rio Verde, era denominada Minas Gerais dos Cataguás, por ter sido habitada pelos índios Cataguás ou Cataguases, que como donos da terra impediam vigorosamente a penetração do homem branco.

Esses índios, conhecidos como "os temíveis cataguases", foram dizimados pelo bandeirante Lourenço Castanho Taques (ou Tazques), que por aqui chegou por volta de 1675. Parece que eles não eram tão temíveis assim...

Daí nasceu o primeiro nome da atual São Lourenço: POUSO DO LOURENÇO


Em 1889 o Comendador Bernardo Saturnino da Veiga adquire as terras onde jorravam águas curativas e milagrosas, e já em 1890 é oficializada a concessão para a exploração das águas minerais.

Nascia a "Companhia das Águas Minerais de São Lourenço".
O nome da Companhia prende-se a uma homenagem à memória do Tenente-Coronel Lourenço Xavier da Veiga, pai do Comendador.

Em 10 de agosto de 1895, dia de São Lourenço, é inaugurada a Ermida Bom Jesus do Monte, sob a proteção do Mártir Lourenço.

(Adaptado do livro "São Lourenço a feliz cidade" (Tereza de Jesus Vallejo Oliveira)






2 comentários:

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!