sexta-feira, 19 de junho de 2009

O DOUTOR DAS ÁGUAS

Eurípedes da Costa Prazeres, o "Dr. Prazeres", nasceu em 1895 na cidade de Caetés - MG. Veio para São Lourenço enviado pelo Governo como fiscal junto à Empresa de Águas, e aqui plantou raízes. Foi o primeiro médico no Brasil, em 1930, a introduzir entre nós a aplicação dos banhos carbo-gasosos.
Considerado um dos melhores crenólogos do Brasil, foi o pioneiro no processo do tratamento antialérgido e cicatrizante das úlceras gastroduodenais pela injeção intramuscular de água mineral e no tratamento da hipertensão arterial pelos banhos carbogasosos.

Na foto colorida à mão, Dr. Prazeres sorridente.

Médico dedicado, saía para visitar seus pacientes a cavalo, e era um nome conhecido e respeitado no campo da medicina.
Tornou conhecidas as propriedades das águas minerais, através de publicações de teses revolucionárias que alargaram os estudos da medicina nesse campo.

Em 1932, juntamente com outros dezesseis legalistas, resistiu à invasão paulista, no túnel de Passa Quatro, e em São Lourenço, no grupo Escolar Melo Viana, instalou o "Hospital de Campanha", como médico chefe.
Em 1947 o Dr. Prazeres foi o primeiro Prefeito de São Lourenço, eleito pelo povo através do voto.

Na foto a família reunida, ao lado da residência, onde é hoje a Lotérica Colosso:
Em pé = Sylvio, Paulo, Marcelo, Manoel, Câncio, Eurípedes.
Sentados = Dilma, D. Maria, Dr. Prazeres, Maria Eugênia e Giselda.

Muitas histórias teria para contar sobre o Dr. Prazeres, mas preferi mostrar sua importância na divulgação do tratamento com as nossas águas minerais.
Quem sabe não aparecem outros "Doutores das Águas" para, com o mesmo idealismo do Dr. Prazeres, fortalecerem essa forma sábia de tratamento da saúde ?

(Informações extraídas dos livros "Nossa gente, nosso orgulho", de Teresinha Villela, e "São Lourenço a feliz cidade", de Tereza Vallejo)

Agradecimentos sinceros à Jovana Prazeres, neta do Dr. Eurípedes Prazeres, que gentilmente me enviou as preciosas fotos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Giselda Vaz da Costa Prazeres, filha do Dr. Prazeres diz o seguinte:

Quando estive na Academia Mineira de Medicina, cuja a sede fica em Belo Horizonte, para convidar os Dr. Gliberto Madeira Peixoto, presidente da Academia e Dr Christobaldo Motta de Almeida, secretário geral da Academia, para a homenagem - reconhecimento que a Nestlé Waters do Brasil fez ao Dr Euripedes da Costa Prazeres, ouvi dos acadêmicos o seguinte: "O Dr Euripedes da Costa Prazeres, possui uma das mais bonitas biografias da Academia e, sendo patrono da cadeira n° 74, está perpetuado como um dos cem melhores médicos de Minas Gerais".

7 comentários:

  1. Recebi o carinhoso comentário do meu amigo Filipe, e ousei publicá-lo aqui, sem modéstia alguma...

    "VC só escreve coisas interessantes e cheias de sentimento, com lindas e interessantes fotos, infellizmente pouca gente nesta cidade dá valor para isso, ab e parabéns. filipe"

    ResponderExcluir
  2. Caro Filipe:

    Fico muito feliz com suas elogiosas palavras, sendo você um ótimo escritor.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Felicíssima e profundamente sensibilizada recebi o seguinte email:




    CARÍSSIMA FLORA,

    RECEBÍ, ATRAVÉS DO DR. FILIPE NACLE GANNAM , GRANDE AMIGO AÍ DE SÃO LOURENÇO, A INDICAÇÃO PARA ENTRAR NO SEU BLOG DE 14 DE JUNHO PASSADO. FIQUEI TÃO EMOCIONADA, SENSIBILIZADA PELA BELÍSSIMA HOMENAGEM PRESTADA AO DR. EURÍPEDES DA COSTA PRAZERES, MEU SEMPRE SAUDOSO PAI ! SEM CONHECE-LA, POSSO ATESTAR SER VOCE PESSOA SENSÍVEL E QUE REALMENTE SABE VALORIZAR OS VERDADEIROS VALORES MORAIS, ÉTICOS QUE SE DEVOTARAM A REALIZAR MUITO EM PROL DO SEU SEMELHANTE. O DR. PRAZERES FOI UM DESSES. A SUA HOMENAGEM , TÃO SINGELA MAS MARCANTE, ACENTUOU MUITÍSSIMO A DIFERENÇA PARA ALGUNS DAÍ QUE , APESAR DE TER CONHECIDO O DR. PRAZERES NÃO DERAM A ELE A DIMENSÃO DEVIDA NA HISTÓRIA DA NOSSA CIDADE, VALORIZANDO, AO CONTRÁRIO, OS QUE SÓMENTE DEVERIAM FIGURAR NO FOLCLORE E ESTÓRIAS DA CIDADE. E VOCE NEM CONHECEU O DR. PRAZERES ! AGRADECENDO MUITO A DELICADEZA DA SUA HOMENAGEM AO "MÉDICO DAS ÁGUAS" COMO CARINHOSAMENTE O CHAMOU , SOU , DESDE JÁ ADMIRADORA E GRATA,

    GISELDA VAZ DA COSTA PRAZERES

    ResponderExcluir
  4. Giselda:

    Apesar de não ter conhecido seu pai, sou grande admiradora do trabalho de tão dedicado médico e amigo de São Lourenço.
    Meu pai foi tratado por ele, pois frequentava S. Lourenço desde 1941 para fazer a famosa "estação de águas". Lembro bem de ouví-lo falar sobre o Dr. Prazeres.
    Creio que também tenha sido tratado pelo Dr. Marcelo Prazeres, pois frequentou a cidade até 1965.

    Fiquei profundamente sensibilizada com suas carinhosas palavras, e muito feliz por poder divulgar a obra de um grande homem.
    Muito obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  5. Altamente instrutiva a postagem. Parabéns. Quero aqui lembrar, também, de um outro notável estudioso e divulgador do uso terapêutico das águas minerais, o Dr. Policarpo Rodrigues Vioti, nascido em Baependi em 1843. Em 1908, no Congresso de Medicina realizado em São Paulo, apresentou em sua tese aplicações medicinais das águas minerais.

    H.G.M.

    ResponderExcluir
  6. Oi, H.G.M.
    Esse senhor que v. cita deve ser o Dr. Vioti, que é nome de rua em Caxambu, não é mesmo ?

    Espero, esperançosamente, o retorno do uso das águas minerais, e acredito que seja em futuro bem próximo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns pela brilhante homenagem ao dr. Prazeres, é pena que se tenha abandonado a cura pelas águas.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!