De que é feita a história de uma cidade ? Dos grandiosos monumentos ? Das ricas construções ? Das figuras ilustres e dos filhos famosos ?
Caminhando hoje pelo centro da cidade parei para olhar, mais uma vez, os lindos ladrilhos de uma lojinha ao lado do Hotel Londres.

Olhei a antiga cadeira de engraxate, totalmente ocupada com caixas de sapatos.
Avisei para a senhora atrás do balcão que iria fotografar o lindo piso, nem pedindo licença, confiante que estava na sua autorização.
E lá estava a cadeira me provocando... Pensei: vou fotografar mesmo assim, cheia de caixas de sapatos !

Ao perceber minha intenção a Cida, prontamente, começou a retirar a caixaria, colocando-as em cima do balcão e ainda aceitou posar para mim. Coisas de cidade do interior, onde as pessoas mantém essa gentileza cativante.

Conversa vai, conversa vem, fiquei sabendo que a Sapataria Rápida, existe há mais de 60 anos! E também lembrei que um dia, no longínquo ano de 1954, eu fui lá pegar um sapato que minha mãe deixou consertando, enquanto passávamos férias no Grande Hotel.

Aproveitei para fotografar a foto do Seu Belezinha, pai da Cida, e atualmente com 81 anos, em pleno trabalho artesanal. Certamente ele criou os filhos com seu ofício de sapateiro.
Quantos moradores e turistas devem ter sido atendidos por ele ao longo de toda uma vida...
A história de uma cidade também é feita através de pessoas comuns, que com seu trabalho digno e honrado mantêm os costumes e a tradição de um povo.
.................................................................................................................................................
Avisei para a Cida quando a postagem ficou pronta e, tempos depois ela me contou que o pai viu, gostou e ficou emocionado. E eu muito mais...
Algum tempo depois o Seu Belezinha faleceu...
Como foi gratificante para mim ter feito essa simples homenagem no meu quase desconhecido blog, e o homenageado a ter recebido !
São essas coisas que compensam o trabalho de blogueira...