Antigo Rio - São Paulo Hotel, localizado na esquina das ruas Wenceslau Braz com Coronel José Justino, bem no centro de São Lourenço.
Pesquisando meus guardados encontrei este cartão postal com a imagem de São Lourenço. Pertencia ao meu tio Alberto, aquele solteirão que morava com a mãe, a minha avó Flora.
Atrás, encontro a cativante dedicatória:
"Ofereço esta imagem de S. Lourenço a D. Flora como prova de recordação de S. Lourenço durante a nossa estadia no Hotel Rio S. Paulo
de suas amigas
Rosa, Alzira e Margarida
22-4-1945"
Graças a esses cartões postais e retratos datados estou conseguindo seguir a trajetória da minha família nas suas Estações de Águas aqui em S.L.
Meus avós paternos (José e Flora) frequentavam o Hotel Silva, de um patrício português, mas com a morte do velho Silva passaram para o Hotel Rio - São Paulo, que ficava na esquina onde hoje é a portaria do Hotel Primus. Já vi uma foto desse hotel, que era pequeno e simples, mas não lembro onde foi. Eu gostaria muito de ter informações sobre todos os hotéis que já existiram por aqui. Quem souber alguma coisa...
Esse tipo de foto era muito popular nos anos 1940/1950, e aí estão meu tio Alberto e meu tio Álvaro, planando sobre São Lourenço naqueles Tempos Idos tão serenos e românticos.
Olá Flora. Guardo um anúncio do Hotel Rio São Paulo de 1945 onde se lê: "Diretor Proprietário A. Garcia Fone 20 Caixa Postal 10". O anúncio é assim, bem simples, sem mais informações. Abraços.
ResponderExcluirQue legal, H.G.M. !
ResponderExcluirEntão, o dono do Rio São Paulo era o sr. Antonio Garcia, pai do Celestino, proprietário do Hotel Primus !
Como eu digo na postagem, gostaria de conhecer as histórias dos hotéis de SL.
Tenho os livros "São Lourenço a Feliz Cidade" da Tereza Vallejo; o "Os pioneiros do progresso de São Lourenço" da FUNDEC, e o "Nossa Gente, Nosso Orgulho", da Teresinha Villela, e vou recolhendo aí as informações, mas seria muito bom tê-las por ordem - os hotéis, os cinemas, as lojas comerciais, etc. etc.
Como diz o meu marido, quando fico falando que queria encontrar isso, e mais aquilo :
-Faz você !
Mas precisaria tempo, e também dinheiro, pois a dedicação teria que ser grande.
Vá guardando essas relíquias, e quem sabe, um dia sai um livro...
Abraços
Flora Maria
nossa, eu lembro desse hotel, você refrescou minha memória. beijos, Selma.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi, Selma:
ResponderExcluirObrigada pela visita !
Eu tenho uma vaga idéia de ver esse hotel, nas primeiras vezes que estive em SL.
Como v. me encontrou ?
Beijo
Flora Maria
Oi, H.G.M.:
ResponderExcluirOnde v. conseguiu esse anúncio do Hotel Rio São Paulo ?
Flora Maria
De um antigo guia turístico de São Lourenço, que está sem capa. Há outros anúncios de vários hotéis que não existem mais, cassinos, etc.
ResponderExcluirDeve ser muito antigo...
ResponderExcluirEu tenho mesmo são os retratos que a família tirava, mas esses folhetos não. Por isso, desandei a guardar tudo que é folheto, cartaz, recorte de jornal, etc. Digo para meu neto que um dia isso pode ser valioso para ele, quando virar história.
Abraços
Flora Maria
Puxa eu lembro dessas fotos na janelinha do avião e do trenzinho. Era praxe minha família alugar câmeras fotográficas na Casa Gato Preto no tempo do onça. Muito populares, eram também os álbuns turísticos, com legendas escritas em branco... e os hoje quase extintos chaveirinhos com foto e as caixinhas que se olhavam feito um olho mágico. É pura nostalgia. Bjs, Regina.
ResponderExcluirNossa, Regina, você foi fundo nas recordações ! Que legal !
ResponderExcluirAinda vou fazer uma postagem falando sobre meus compadres Anita e Nestor, que foram fotógrafos do Parque durante muitos anos.
Na década de 1960 foi moda os "binóculos" e ainda tenho alguns com fotos que eles faziam.
Beijo
Flora Maria
Olá pessoal tenho erre cartão postal do hotel Rio sao Paulo gostaria de avalia o valor dela e vender alguém possui informações?
ResponderExcluirSou Marcos de Atibaia, gostaria muito de ver fotos do hotel Primus, me hospedava lá quando tinha 10/ 11anos. Saudades deste tempo porque lembro do meu pai e minha mãe, depois quando cresci após 18 anos íamos no Hotel Brasil, já faz mais de 10 anos que eu e minha família vamos ao Sul América, sinto falta de meus pais, amo a cidade de São Lourenço e Poços de Caldas.
ResponderExcluirOlá! Gostaria de saber se a Alzira, que assina o santinho, é a dona Alzira que dá o nome da rede de hoteis Alzira. Poxa, que legal se for. Talvez, o fato de fazer parte da história da cidade, dê o ar familiar a equipe dessa rede.
ResponderExcluir