domingo, 19 de outubro de 2008

ÂNGULOS - ou, Uma nova forma de olhar...

Caminhando pelo Parque das Águas, neste sábado com cara de domingo, na tarde fria e deserta, quedei-me a observar ângulos diferentes, num novo olhar sobre a já tão vista e admirada paisagem.A interessante grade da Fonte Magnesiana cria um bordado sobre a paisagem verde.
Quantos já perceberam seu lindo desenho ?
Pacientemente esperei o momento exato em que o Monjolo derrubava a água armazenada em seu interior, no eterno vai-e-vem ritmado.
Quem lembra que , na década de 1950, esse Monjolo não existia ali ?
Essas bolas brancas sempre chamaram a atenção de quem por elas passa.
Será que existe algum turista que não tenha tirado uma foto sentado nelas ?
Eu tirei...
A verde treliça de madeira faz moldura para o pequeno lago e o Pavilhão ao fundo.
Quem tomou um cafezinho no balcão do bar que existia no Pavilhão na década de 1950 ?

A branca Fonte Magnesiana vista de outro ângulo, com a cerca-viva fazendo baínha.
Quem entrou na fila dessa Fonte para pegar água em copo de vidro ?

Quantos ângulos diferentes, quantos olhares, novos ou antigos, proporciona esse maravilhoso Parque das Águas de São Lourenço...

2 comentários:

  1. Passear pelo parque das águas, ou "parque das fontes" como é denominado pela pintura na entrada principal, é mesmo um prazer. O parque é lindo por sua natureza exuberante, pela fresquidão de suas alamedas, pela diversidade de suas águas. Lamento, porém, que o uso medicinal de suas águas, motivo principal para a fundação do parque, tenha sido de algum modo substituído pelo uso frívolo de alguns turistas desinformados que as tratam como "mero capricho da natureza". Não tenho conhecimento de que estejam sendo feitos estudos modernos sobre suas propriedades medicinais. Tudo o que está à disposição das pessoas é uma tabuleta completamente desatualizada e com termos vagos sobre a indicação e a posologia. Com relação aos detalhes que você observou, tenho uma dúvida: Por que será que o leão é o símbolo do parque? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, e fico dividida entre o orgulho de conhecer a história do Parque e das águas (quem manda ser idosa ?), e a tristeza ao constatar o total desconhecimento das pessoas sobre o valor das mesmas.

    Leão:

    Outro dia, no meu grupo de artesanato, estávamos discutindo para tentar entender porque o leão está sempre representado nas fontes de águas, minerais ou não.
    Ainda não conseguimos descobrir a razão dessa tradição que é bem antiga, por sinal.
    Abraço
    Flora Maria

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!