sexta-feira, 11 de julho de 2008

ÁGUAS MINERAIS

" Águas minerais são aquelas que provenientes de fontes naturais ou artificiais captadas possuem características que lhe conferem uma ação medicamentosa ".


Antigo rótulo da água magnesiana, que de tão abundante era engarrafada.

"Aos vinte dias do mez de Abril do ano de mil novecentos e quarenta, pelas quatro horas da tarde, teve logar o acto de inauguração da placa de bronze "Fonte Andrade Figueira" que em homenagem posthuma, a Direcção da S.A. Empreza de Aguas de S. Lourenço, rende à ilustre pessôa Dr. Andrade Figueira. Ao acto esteve presente seu mui ilustre neto Dr. Ary Andrade Figueira e a Exma. Snra. D. Eugenia Marcondes Toledo de Abreu sobrinha do homenageado, tendo o Exmo Snr. José da Costa Soares, Director Gerente da referida Empreza, convidado aquele para descerrar a cortina da placa de homenagem, o que foi feito sob calorosa salva de palmas, para constar, foi lavrada esta acta, que vai assignada pelas pessoas presentes."

São Lourenço nasceu das águas, e por elas vive até hoje. São incontáveis as histórias de pessoas que para cá vieram em busca de saúde, e aqui curaram seus males somente com o uso das águas minerais.
Assim tambem aconteceu com minha família, que religiosamente cá estava todos os anos em busca de saúde e bem estar.
Existia todo um ritual para esse uso das águas, e as canecas de vidro eram um componente indispensável dos "aquáticos", ou mais modernamente, dos "veranistas".
Preservo até hoje as 3 que ganhei (e usava) quando criança. Todas elas tem o nome e a data gravados, e a da foto é a minha mais nova - 27/4/1954 !
Nessa foto de 21/3/1943, estão meu avô José e meu pai Antonio ladeando minha avó Flora que segura sua indispensável caneca de vidro.
Na exótica Fonte Sulfurosa meu tio Alberto e um amigo de temporada cheiram o gás forte. A data: 4/12/1942.
Em maio de 1951 eu e meus irmãos fomos iniciados no ritual das águas, e aqui estamos até hoje.
Na foto, fazíamos pose no trenzinho parado no Parque.
Será que ele ainda existe ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!