Do alto do Bairro Monte Verde podemos apreciar essa beleza natural. Dizem que São Lourenço é cercada por 7 colinas, assim como Roma. Verdade ou não, o certo é que estamos cercados por suaves ondulações verdes que tranquilizam o olhar e abrandam as emoções.
Também são 7 as águas curativas encontradas em São Lourenço. Distribuídas em 9 fontes, nos Parques I e II, podem ser utilizadas como recurso terapêutico no tratamento de doenças renais ou outras patologias, sempre conforme orientação médica.
São Lourenço nasceu das águas, e criou fama pelos excelentes resultados obtidos por quem buscava cura ou alívio para seus males.
Na foto, a famosíssima Fonte Vichy, cartão-postal de São Lourenço, e ao fundo o Balneário, onde são encontradas saunas, duchas, massagens, estética facial e corporal, e banhos carbogasosos.
São Lourenço não possui grande área rural, pois seu território é um dos menores do Brasil - aproximadamente 57 KM quadrados.
Ainda assim sendo, convivemos com o campo e suas delícias, e pequenos produtores rurais continuam vivendo de suas terras. Nos pequenos sítios existentes na cidade, a flora e a fauna nativas coexistem pacificamente com o Homem e seus agregados.
Na foto, o Sitio Flori, lugar simples e encantador, onde o céu e a terra se encontram e a paisagem é muito bela.
Para a Sociedade Brasileira de Eubiose, São Lourenço é a cidade central - e a Capital Espiritual do Mundo - cercada por outras 7 cidades místicas que emanam energias diferentes conforme sua tônica e vibração.
Muitas histórias são contadas sobre lugares mágicos, portais e passagens para mundos intra-terrenos. Dizem que os OVNIs passeiam por aqui com regularidade, e que os ETs caminham entre nós...
Na foto, o belo Templo, em estilo grego, da EUBIOSE, localizado na Praça da Vitória, de onde se tem uma bonita vista de SãoLourenço.
Consequencia do uso das Águas Curativas, o Turismo é a base da economia sãolourenciana.
Existem na cidade aproximadamente 60 meios de hospedagem, entre Hotéis, Pousadas, Apart-Hotéis e Hotéis-Fazenda.
Agradando a "gregos e troianos", São Lourenço proporciona lazer e descanso para todas as idades. Fazer um passeio à cavalo, ou assistir ao show do artista do momento, são opções encontradas nessa cidade versátil.
Na foto, o tradicional Hotel Brasil, um dos cartões-postais da cidade, e onde ficou hospedado por várias temporadas, o presidente Getúlio Vargas, entre as décadas de 30 e 50.
É com orgulho que os moradores e governantes dizem ser São Lourenço a Cidade-Polo da região, onde os vizinhos vem buscar o que não encontram em seus pequenos municípios.
Faca-de-dois-gumes, pode ser bom, pode ser ruím... Deixando gostos pessoais de lado, em São Lourenço encontramos de tudo um pouco, e para todos os gostos. Lojas, muitas lojas, cada vez mais lojas...
Galerias bonitas, restaurantes diversos. Hospital, clínicas e um sem-número de serviços podem ser encontrados na cidade-polo.
São Lourenço é isso...
Na foto, o Shopping João Lage e sua bonita decoração de Natal.
"Como São Lourenço cresceu", dizem os visitantes que passaram alguns anos sem por aqui chegar. E eu retruco : -"Cresceu demais para o meu gosto"...
Cheguei em 1991 e, de lá para cá, muita coisa mudou. Prédios, muitos prédios foram construídos - e eu estava fugindo deles, e da minha grande Rio de Janeiro...
"O trânsito está infernal", comentamos com amigos cariocas que riram da nossa expressão. Claro, para quem vem de um grande centro, chega a ser ridículo tal comentário. Mas para o povo da terra, o trânsito está cada vez mais atrapalhado, com os "milhões" de carros que existem por aqui e cada vez em maior número.
Coisas do Progresso...
Na foto, o emaranhado de construções, carros e fios, "que empanam o brilho das colinas", como diz o Cacique Seatle na sua famosa carta.
Ame-a ou deixe-a, pois ela é assim.
Misto de brega e chique, urbana e rural, quente e fria...
(...pensei que fizesse muito frio aqui.../ imaginei encontrar uma pacata cidade do interior.../como deixaram construir tantos prédios altos...)
Para "sentir" São Lourenço, só mesmo vivenciando seus dias ensolarados, suas noites estreladas. Saindo das ruas centrais e buscando a hospitalidade mineira nas casas simples dos bairros ou na alma do povo local.
Para mim, existem 2, 3 ou mais São Lourenços. Que cada um busque a sua, conforme o gosto ou o momento, e aproveite o máximo que puder dessa cidade de 7 faces.