domingo, 24 de maio de 2009

BRINCAR SIMPLESMENTE

São Lourenço em 1951 era, para mim, o próprio Paraíso Terrestre. Passear pelo Parque das Águas era a felicidade máxima que eu já tinha vivido na minha curta existência de 6 anos.

Nas proximidades da Fonte Sulfurosa existia o que hoje chamamos "americanamente " de Play Ground. Os brinquedos eram de madeira e ferro, fortes e simples.
Por incrível que pareça, lembro bem desse dia em que eu e meus irmãos andamos de gangorra.
Eu fiquei de um lado, e um deles sentou do outro, mas por ser bem maior que ele, logo joguei-o para o alto. A solução foi pôr os dois de um lado, mas assim fui eu a ser jogada para o alto. Rimos muito, e papai aproveitou para fotografar, pois gangorrar era impossível.

O Cavalo de Pau serviu para a foto, e a Roda também. Não sei se gostava deles, pois meu brinquedo preferido sempre foi o Balanço. Lá atrás do Cavalo de Pau estavam os balanços, mas eram barcos de madeira, enormes (para meus 6 anos) e que "voavam" em grandes alturas.
Neles não tinha coragem de andar...

Outra distração famosa era levar pão para os patos e os peixes. Sempre trazíamos um pouco de pão do hotel para alimentar a fauna aquática. Nessa foto, dá para perceber que eu não estava gostando muito da proximidade dos patos (ou gansos ?), pois enquanto minha irmã ria, e meu irmão olhava tranquilamente, eu encarava o bichinho preocupada com um possível ataque.
PS: o escrito acima pertence a outra foto.

Visitar a Fazenda Ramon era outro programa imperdível para quem estava em São Lourenço.
Também lembro do dia que pegamos o "charretão", única charrete grande, com muitos lugares, para fazermos o passeio famoso. Inesquecível o doce-de-leite fabricado lá, servido em copinhos de papel encerado e pazinha de madeira.

Como eramos felizes com tão pouco...
Hoje, na ânsia do ser humano por lazer e prazer, nada satisfaz e o Parque precisa ter "mil" brinquedos e equipamentos diversos, além é claro dos recreadores, pois ninguém tem mais imaginação para criar sua própria brincadeira.

Doces lembranças dos tempos idos...

2 comentários:

  1. Recebi do meu amigo Filipe o seguinte email:

    Impressionante, exatamente em 51 é que mamãe começou a nos levar ao Parque, naquele playground. Como eu gostava dos brinaquedos de madeira, acho que a cor era marrom ou magenta ou vinho, algo assim. Adorava a gangorra, gangorrava com meu irmão, adorava o cavalinho também, por favor, mande essas fotos todas, vc já mandou uma e já m andei fazer cópia, mande os outros, afinal de uma certa forma são fotos de minha infancia, quem sabe algum dia estávamos todos juntos por lá, ab filipe

    ResponderExcluir
  2. Acho, Filipe, que os brinquedos eram de uma dessas cores que v. citou.
    É muito bom encontrarmos pessoas que viveram na mesma época, conheceram os mesmos lugares, gostaram das mesmas coisas...
    Abraço

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!