segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PRAÇA BRASIL

No dia18 de janeiro de 2008 foi inaugurada a "nova Praça Brasil", com a presença de moradores e visitantes que estavam ansiosos pela "nova novidade" de São Lourenço.A Praça Brasil, como gosto de chamar, existe desde sempre, pois é o espaço em frente ao Parque das Aguas, e caminho obrigatório para quem a ele se dirige. Não lembro quando tomou o formato de praça, mas sei que no início da década de 1970 existia lá um laguinho.

Já mais de um ano se passou da inauguração da nova Praça Brasil, e somente hoje estou escrevendo sobre ela. Talvez estivesse "dando tempo ao tempo", para acostumar-me com a mudança...
A nova praça está limpa, organizada, possui lixeiras bonitas e muitos bancos.
Também tem um belo chafariz que enfeita e refresca nos dias de calor.
A imensa espatódea, árvore de grandes flores cor de laranja continua lá, mostrando sua florada no verão.
E o "trator", que na realidade é um rolo compressor, se não estou enganada, voltou pintadinho e bonito, novinho em folha, apesar de ser idoso, pois minha filha, hoje uma senhora de 41 anos, também brincou muito nele, como essas crianças da foto atual.

"Está tudo muito bom, está tudo muito bem", mas.... eu preferia a praça antiga.
Simples, muito mais arborizada e com seu lindo quiosque antigo, a praça era mais aconchegante, com jeito de cidade do interior e um quê de saudade.

Não quero ser radical (mais do que já sou...) e estou esperando que as árvores que foram plantadas cresçam e forneçam a tão desejada sombra.
Quanto à cor...
Gostaria que acompanhasse o branco e verde já tradicional das pontes e do Parque das Águas, marca registrada de São Lourenço.

Vou continuar "dando tempo ao tempo"...
Ou eu acostumo e gosto, ou quem sabe, a praça muda novamente !

4 comentários:

  1. Praça Brasil ANTES:

    Mais arborizada, fresquinha, simpática, com um belo quiosque. Só carecia de consertos no piso, com a substituição de bloquetes quebrados e nivelamento dos próprios bloquetes antigos. Bastava que fossem feitos serviços básicos de jardinagem e pintura, e a praça teria ficado ótima.

    Resultado: serviço muito mais barato, com resultado muito melhor.


    Praça Brasil DEPOIS:

    Substituição de todo o piso cuja cor faz ofuscar os olhos de quem por ali passa, seja pela excessiva luz refletida, seja pela excessiva falta de bom gosto. Construção de um chafariz fracassado, que cospe água para fora de seu limite, tornando o lugar com aspecto sujo e mal cuidado. Destruição do belo quiosque. E para finalizar, como cereja no bolo, uma placa (mais uma?!) com a assinatura do algoz que autorizou a execução de tal trapalhada.

    Saldo: Algumas árvores antigas tiveram seus galhos amputados, culminando com a morte das mesmas. Não sei quanto foi gasto nesta "revitalização", mas não deve ter ficado barato. A praça hoje ficou descampada, e não sinto mais conforto em andar por lá.

    É uma pena...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Anônimo !
    Mas, como disse na postagem, vou dar tempo ao tempo e esperar as árvores crescerem e a "cor" ser amenizada pelo sol e pela chuva...
    Andando hoje pelo Parque fiquei admirando as construções, pontes, cercas,sempre em branco e verde, e continuo achando que a Praça Brasil também deveria ser assim.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de São lourenço, apesar de ter chovido os tres dias que lá fiquei com minha mulher e dois netinhos. Pitoresco os telefones públicos com animais da nossa fauna. Sou mísico e achei interessante uma cobertura acústica na praça que reverbera qualquer som que se emite abaixo dela; meus netos se divertiram. Pedalins, gansos, paturis, marrequinhos, quero-queros, cabriolets etc.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lourival:
    Bom que gostou de S.L., apesar da chuva...
    Aqui chove bastante no verão e, em alguns anos, essa chuva fica por uns dias seguidos e até esfria um pouco.
    Espero que tenha tido oportunidade de conhecer os tantos atrativos que existem por aqui.
    Volte sempre, e obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!