terça-feira, 30 de setembro de 2008

O RIO VERDE E SUA LENDA

O Rio verde nasce na Serra da Mantiqueira, em Itanhandu, e vem com suas águas banhando e embelezando as cidades que foram surgindo às suas margens. São Lourenço é uma dessas cidades.


Gosto muito de uma linda canção intitulada Eu e o Rio, de autoria de Luíz Antonio, e que foi sucesso na voz de Miltinho:

"Rio caminho que anda e vai resmungando, talvez, uma dor. Ah, quanta pedra levaste, quanta pedra deixaste, sem vida e amor. Vens, lá do alto da serra, o ventre da terra rasgando sem dó.
Eu também, venho do amor, com o peito rasgado de dor e tão só. Não viste a flor se curvar, teu corpo beijar e ficar lá prá traz. Tens a mania doente, de andar só prá frente, não voltas jamais.
Rio, caminho que anda, o mar te espera, não corras assim. Eu sou o mar que espera alguém que não corre prá mim."

Todo rio tem sua lenda, toda a montanha tem sua história. Segue abaixo, a do Rio Verde.


LENDA DO RIO VERDE:
Recontada e ilustrada por Selma Bajgielman
"Era uma vez um garimpeiro que, garimpeiro que era, queria ficar rico achando ouro, diamantes e pedras preciosas. Em suas andanças, chegou às margens de um rio. Olhou o rio tão lindo ! De águas claras e calmas e pensou: - aqui vou realizar meus sonhos !
Construiu então, uma pequena choupana coberta de sapé. Durante o dia, ele garimpava e à noite, já cansado, sonhava que era muito rico e poderoso ! Os dias foram passando e nada... Nem o ouro pintava na batéia... nem no cascalho aflorava o brilho de um diamante.



Desanimado, ele seguiu o curso do Rio à procura de algum outro lugar onde a Natureza pudesse ter escondido seus tesouros. Foi então que, enquanto caminhava entre a mata, o garimpeiro ouviu vozes e risinhos. Como ele já estava sozinho há muitos dias, se apressou em achar de onde vinham aqueles sons, tão agradáveis para seus ouvidos. Logo avistou duas caboclas que tomavam banho e brincavam no rio. Ele se aproximou, lentamente, para não assustá-las e se apresentou às duas perguntando por algum local onde pudesse ter pouso.As caboclas, então, o levaram à Casa Grande, onde o garimpeiro foi recebido pelo Fazendeiro. Uma das caboclas, muito bela e de olhos sonhadores, conquistou o coração do garimpeiro. Ele, então, passava o dia tentando encontrá-la: ora na fonte em que lavava roupa, ora na lavoura colhendo espigas de milho já maduras. Quando ele demorava a aparecer, a cabocla retardava seu serviço esperando até vê-lo surgir no atalho. Ele então, resolveu erguer seu rancho, ali por perto e a cabocla acostumou-se a ir vê-lo mineirar. Ela batia palmas e pulava de alegria, quando o brilho de um diamantezinho iluminava o cascalho. O garimpeiro não mais pensava em voltar. Era ali, ao lado da cabocla de grandes olhos sonhadores, que estava a felicidade !

Um dia, os diamantes tão esperados surgiram e em pouco tempo o garimpeiro tinha as mãos transbordando de pedras brilhantes. Madrugava ele no garimpo e só tinha olhos para as pedras. A cabocla ainda vinha, todos os dias, vê-lo trabalhar, mas ele mal a olhava, só pensava em voltar para a cidade e aproveitar toda aquela riqueza. Não percebeu a nuvem de tristeza que cobria o olhar da cabocla. Então , um dia, o garimpeiro desapareceu.
A cabocla vagava chorosa, pela margem do rio, se estirava na grama e com os cabelos emaranhados, misturava seus soluços ao marulhar das águas. O céu teve pena da cabocla e mudou a cor das águas do rio. Nunca mais os passantes viram através delas, como através de um cristal, o rico cascalho no fundo do rio.

As águas ficaram verdes e esconderam para sempre as riquezas que guardavam. E o rio foi chamado de RIO VERDE"

6 comentários:

  1. Que linda a lenda do rio Verde e a letra da canção também é maravilhosa, acho que somos parecidas , pois eu também adoro tudo que se relaciona com hábitos e costumes do povo , adoro artesanato e gosto de fazer recolhas do passado. Quando dava aulas fiz um projecto com os meus alunos intitulado " no tempo dos meus avós era assim ", e o que descobrimos sobre a nossa terra, foi espantoso , fizemos tantas recolhas que no final fizemos uma exposição que foi um sucesso, foi engraçado porque cada criança junto de familiares e amigos iam pedindo emprestadas tudo o que tivessem muito antigo e juntamos tanta coisa que ocupamos 2 salas de aula e o hall de entrada. No final a exposição que era para ser no fim de semana, prolongou-se por uma e foi um sucesso. Aliado a isto fizemos um teatro alusivo também aos usos e costumes do passado e toda a gente gostou imenso. Por isso gosto imenso dos seus sites. Uma boa semana. Beijinhos de Manta de retalhos

    ResponderExcluir
  2. Sabe, Elisa, eu costumo dizer que muitas vezes as pessoas não gostam de arte, música erudita, história, tradições, etc, simplesmente porque não tiveram a oportunidade de conhecer.
    Essas experiências, como v. teve, são maravilhosas, e mostram que a Humanidade ainda tem salvação.
    Obrigada pela visita. Já visitei seu blogue e comentei.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  3. Olá Flora. Gostei desta versão. Muito bonita. Até mais ver!


    P.S. Acho que agora o seu blog deixou de ser um "blog com pouquíssimos comentários" ;-)

    ResponderExcluir
  4. H.G.M.
    E é graças à você, pessoa de bom gosto...

    Obrigada pelo estímulo.
    Um abraço
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  5. Por que o rio VERDE é Marrom ?????????????

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!